Perguntas frequentes e respostas práticas 🙂
Seleção e Curadoria de Casas
A Holmy é uma plataforma que conecta hóspedes e anfitriões dos melhores imóveis de aluguel de temporada. Fazemos uma seleção criteriosa das casas que nossos usuários tendem a se identificar e disponibilizamos a reserva da estadia pelo nosso site de forma 100% prática, digital, segura e transparente.
A Holmy propõe hospedagens em casas charmosas que aliem experiências à estadia, seja através do contato com a natureza, o design e/ou arquitetura diferenciada da propriedade.
Não é o luxo, o valor ou a localização: é a experiência ofertada que conta pra Holmy. Leia mais sobre nossos critérios de seleção de casas aqui e entenda como se tornar um anfitrião na plataforma.
No momento, a Holmy atua com casas selecionadas na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo Minas Gerais; na região Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul; e no Nordeste com Bahia e Alagoas. Mas não se preocupe: dentro dos próximos meses chegaremos em todos os estados do Brasil expandindo o número de imóveis Holmy.
Você pode se cadastrar como um anfitrião da Holmy através da plataforma. Verifique se o seu imóvel cumpre os critérios de seleção e, em caso afirmativo, faça o seu primeiro cadastro de anúncio na plataforma.
Todos os cadastros de anúncios passam por verificações e aprovações de nossos especialistas para garantir a melhor experiência dos viajantes e anfitriões. Após o término do cadastro, retornaremos com os próximos passos em até 48 horas.
A maioria dos imóveis Holmy estão anunciados nas regiões litorâneas e serranas do Sudeste e do Sul do Brasil, além da Bahia e do Alagoas. O restante, em áreas urbanas – mas sempre com muito charme aliado à estadia.
Atuamos nos estados do Sudeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo; do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e da Bahia e do Alagoas no Nordeste.
Casas já visitadas pela nossa equipe ganham automaticamente o selo Holmy, que assegura a averiguação da hospedagem ao preencher os critérios de seleção Holmy. Para aplicar para o seu selo de verificação, preencha nosso formulário de interesse de visita e aguarde contato da nossa equipe dentre os próximos meses.
Hóspedes
Contamos com uma taxa de serviço, para que a Holmy garanta maior segurança e comodidade para os hóspedes e também para os anfitriões.
Possuímos API’s que verificam a identidade e veracidade das documentações encaminhadas, para que em caso de chargeback o anfitrião não seja afetado e receba o valor total da reserva. Também possuímos:
- Atendimento humanizado exclusivo, com concierge dedicada a hóspedes e também a anfitriões.
- Recursos e materiais educacionais para anfitriões.
- Marketing para anfitriões e hóspedes através do Google e das redes sociais (@holmy).
Desta forma conseguimos garantir a excelência e qualidade única da Holmy.
Somos a única plataforma no mercado, que possui curadoria de aluguel por temporada, feita por especialistas.
Na Holmy você é especial, muito mais do que um lugar para dormir, as hospedagens oferecem uma verdadeira experiência ao hóspede.
O valor da estadia é composto pela soma das diárias da hospedagem + taxa de limpeza + taxa Holmy. Desta forma, os hóspedes pagam uma taxa de serviço equivalente a 13,8% do total da reserva.
Também há a possibilidade de acrescentar serviços extras na reserva, como uma cesta de café da manhã, um tour local, um aluguel de bicicleta e mais quando disponíveis no anúncio pelo anfitrião.
No momento, os pagamentos podem ser efetuados via cartão de crédito parcelado em até 3x sem juros ou via PIX, com 3% de desconto no valor total.
O valor de uma diária tende a ser mais baixo durante dias da semana e mais alto nos finais de semana, como também nos feriados e datas comemorativas, quando a procura é maior.
A maioria das casas Holmy propõe pelo menos duas diárias mínimas para reserva em nome da logística de check-in e check-out e de uma experiência mais completa ao hóspede. Esse requisito de, por exemplo, duas noites no mínimo, tende a estar presente sobretudo aos finais de semana e feriados. Mas há casas que requerem mais diárias como mínimo para reserva.
A Holmy se mantém com tarifas competitivas trabalhando com uma única taxa de serviço aplicada automaticamente ao fim da reserva. Essa porcentagem é equivalente a 13,8% do valor total pago pelo hóspede. Em outras plataformas, esse número tende a ser maior ou envolver ainda mais taxas inclusas no total, como por exemplo a taxa do anfitrião (que na Holmy é de 0%).
O contato do hóspede e do anfitrião para tirar dúvidas pode ser feito na sessão de mensagens dentro do painel do hóspede na Holmy. As mensagens geralmente são respondidas dentro de 24h. Essa troca garante mais segurança tanto para o hóspede como para o dono da casa.
E, assim que um aluguel é realizado e aceito pelo anfitrião, o mesmo entra em contato com o viajante dividindo todas as informações referentes à estadia e disponibilizando outras formas de contato para emergências.
Ao efetivar uma pré-reserva através da Holmy, o valor da estadia é automaticamente pré-aprovado junto ao limite do cartão de crédito e fica em espera até a aceitação ou declínio da reserva pelo anfitrião (que pode levar até 48 horas).
A Holmy apenas realiza a captura, caso haja aprovação da reserva pelo anfitrião, nesse caso o valor é então, cobrado do cartão de crédito do hóspede.
Nos casos em que o anfitrião não aprova a estadia do hóspede através do botão Rejeitar Reserva no painel de controle do anfitrião, o valor que está em status de pré-aprovação no cartão de crédito do hóspede é liberado.
A liberação desse valor é feita pelo banco emissor do seu cartão e o tempo de liberação varia de acordo com as políticas do banco.
Anfitriões
Não. A Holmy se orgulha de ser a única plataforma de casas de aluguel de temporada do mercado com taxa 0% para os anfitriões.
O objetivo da Holmy é unir anfitriões com experiências únicas de acomodações e viajantes em busca de hospedagens autênticas. Em nome disso, trabalhamos para tornar possível aluguéis de temporada com taxas justas e 100% transparentes, que funcionam da mesma forma para todos os hóspedes e anfitriões cadastrados na plataforma. O hóspede paga uma taxa de serviço de 13,8% do valor total da reserva e o anfitrião tem taxa 0% para disponibilizar sua casa na Holmy.
A HOLMY disponibiliza 2 formas de pagamentos para anfitriões. Seguimos os repasses de valores de acordo com as regras estipuladas pelas principais adquirentes bancárias brasileiras.
* Em tempo: Para reservas realizadas com pagamento via pix, pelos hóspedes, anfitriões recebem um dia útil após o check-in, sem taxa de antecipação.
1. No fluxo (sem taxa)
O anfitrião recebe um dia útil após o check-in e de acordo com o fluxo, de 30, 60 e 90 dias (quando há o parcelamento em até 3 vezes feito pelo hóspede).
– 30 dias após a data da confirmação da reserva, para reservas feitas com menos de um mês da data do check-in.
Exemplo: se a reserva é confirmada no dia 10 de Novembro de 2024 com check-in para 15 de Novembro de 2024, o pagamento será realizado no dia 10 de Dezembro de 2024.
– Reservas parceladas terão pagamentos parcelados.
2. Valor integral um dia após o check-in (taxa fixa de 2%)
O anfitrião receberá o valor da sua hospedagem um dia útil após o check-in, com o desconto de 2% de taxa*, independentemente do parcelamento feito pelo hóspede.
Para utilizar essa modalidade de recebimento, o anfitrião terá que aderir a antecipação uma semana antes do seu próximo recebimento.
Caso a solicitação de antecipação seja feita no dia do recebimento de valor, a Holmy poderá fazer essa antecipação dentro de uma semana.
Para tanto, nos demais recebimentos, o anfitrião já receberá permanentemente um dia útil após o check-in, com desconto de 2% de taxa*.
*Esta é uma taxa cobrada pelos bancos e pela adquirente parceira da Holmy. O sistema usado na plataforma garante a segurança de dados e pagamentos de hóspedes e anfitriões, e evita fraudes, especialmente relacionadas a chargebacks.
Em ambos os modelos de pagamento, você receberá o valor cobrado pela sua hospedagem mesmo se houver algum pedido de chargeback por parte do hóspede.
Além do valor ofertado pela estadia, o hóspede paga uma taxa de serviço de 13,8% do total da reserva somado pelo valor das diárias + taxa de limpeza, à Holmy. Em caso de serviços adicionais contratados (ex: cesta de café da manhã), a taxa de 13,8% também é cobrada em cima disso.
Ao aderir à Holmy e aceitar nossos termos de adesão, o contrato do aluguel de casas é automaticamente reconhecido entre as partes.
A HOLMY não é parte em nenhum contrato de locação. Não estamos envolvidos em nenhuma formalização a ser realizada entre os usuários, ainda que a contratação ocorra através de anúncios disponibilizados em nosso site.
O aceite dos Termos & Condições da Holmy e a contratação via plataforma já garantem os direitos e obrigações para usuários, tanto hóspedes como anfitriões. Porém, também é permitido que, se desejem, anfitriões formalizem contrato adicional diretamente com os hóspedes se entenderem necessário.
Ao aceitar o Termos & Condições da Holmy, os anfitriões concordam em ceder o direito de uso das imagens de suas casas para promoção das mesmas e da própria plataforma no site e nas redes sociais da empresa.
A Holmy acredita que o sucesso vem da união entre plataforma, anfitriões e hóspedes e faz essa divulgação gratuita visando favorecer os três. Os critérios de seleção das casas promovidas podem variar conforme região, época e disponibilidade no calendário.
A Holmy não se responsabiliza pelo seguro da casa, mas oferece o serviço, cobrado a parte, assim que o anfitrião faz um anúncio na Holmy.
A Holmy é parceira da Bait Seguros, corretora de seguros com atuação nacional que comercializa seguros residenciais com planos sob medida e pré-planejados visando a facilitação do serviço e faz a ponte entre ela e o anfitrião.
Caso o anfitrião queira adquirir o serviço, ele deverá preencher um formulário de pedido de orçamento para a Bait, que estará disponível no momento de finalização do cadastro da casa na plataforma da Holmy. Em cerca de dois dias úteis, a Bait entrará em contato com o anfitrião com a proposta de seguro idealizada.
Os pagamentos de reservas para os anfitriões são processados diretamente por uma subadquirente de meios de pagamentos de quem a Holmy é parceira, efetuando automaticamente o split do recebimento do anfitrião que fica vinculado ao seu CPF/CNPJ fornecido e da taxa Holmy.
Os pagamentos são realizados da seguinte forma:
* Em tempo: Para reservas realizadas com pagamento via Pix pelos hóspedes, anfitriões recebem um dia após o check-in.
1. No fluxo (sem taxa)
O anfitrião recebe um dia após o check-in e de acordo com o fluxo, de 30, 60 e 90 dias (quando há o parcelamento em até 3 vezes feito pelo hóspede).
– 30 dias após a data da confirmação da reserva, para reservas feitas com menos de um mês da data do check-in.
Exemplo: se a reserva é confirmada no dia 10 de Novembro de 2024 com check-in para 15 de Novembro de 2024, o pagamento será realizado no dia 10 de Dezembro de 2024.
– Reservas parceladas terão pagamentos parcelados.
2. Valor integral um dia após o check-in (taxa fixa de 2%)
O anfitrião receberá o valor da sua hospedagem um dia após o check-in, com o desconto de 2% de taxa*, independentemente do parcelamento feito pelo hóspede.
*Esta é uma taxa cobrada pelos bancos e pela adquirente parceira da Holmy. O sistema usado na plataforma garante a segurança de dados e pagamentos de hóspedes e anfitriões, e evita fraudes, especialmente relacionadas a chargebacks.
Em ambos os modelos de pagamento, você receberá o valor cobrado pela sua hospedagem mesmo se houver algum pedido de chargeback por parte do hóspede.
A Holmy é responsável por emitir nota fiscal ao anfitrião referente à taxa Holmy de cada reserva. Esses documentos são emitidos duas vezes ao mês: nos dias 5 e 20 de cada mês. Já para os hóspedes é enviado um recibo com o valor total e informações sobre a sua estadia.
Ressaltamos que a plataforma HOLMY, não exerce juridicamente, nenhuma atividade de intermediação de locação, venda ou qualquer outra forma de atuação imobiliária.
A HOLMY também não é parte em nenhum contrato de locação. Não estamos envolvidos em nenhuma formalização a ser realizada entre os usuários, ainda que a contratação ocorra através de anúncios disponibilizados em nosso site.
Cancelamentos
A Holmy disponibiliza de 3 formas de cancelamento para hóspedes e anfitriões:
Política de Cancelamento de Reservas
- Rigorosa: sem cancelamento.
- Moderada: cancelamento até 30 dias antes do check-in.
- Flexível: cancelamento até 15 dias antes do check-in.
Em tempo: A possibilidade de alterações de datas se dá de acordo com a política de cancelamento vigente da reserva – não sendo permitido, porém, propor a mudança de datas num período menor que 15 dias antes da viagem.
Em caso de alteração na política de cancelamento, após a confirmação da reserva, será válida a política vigente no instante da solicitação da reserva.
A Holmy não se responsabiliza por qualquer pedido de cancelamento ou alteração de datas feitos após a data do check-in. Nestes casos, a reserva é dada como concluída e encerrada pela Holmy. O anfitrião receberá o valor da hospedagem de acordo com o método de pagamento escolhido e deverá ser responsável pelo reembolso ou nova data escolhida pelo hóspede sem intermediação da Holmy.
Em tempo: A Holmy segue a Lei do Direito de Arrependimento:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único: Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Cancelamento realizado pelo Hóspede:
- Caso a o pedido de cancelamento da reserva seja realizado dentro do prazo da política de cancelamento do anfitrião, o valor da hospedagem e serviços extras é reembolsado integralmente, com exceção da Taxa Holmy (13,8% do total), que não é reembolsável.
- Quando a reserva é cancelada pelo hóspede após as datas disponíveis para o cancelamento disponibilizado pelo anfitrião, será cobrado 50% do valor da reserva + taxa Holmy (13,8% do total).
- Em caso de solicitações de cancelamento, no dia do check-in, não há direito a reembolso.
- Em caso de solicitações de cancelamento, após a data do check-in, não há direito a reembolso.
- Em hospedagens com política rigorosa, nenhum valor será estornado ou reembolsado.
Em tempo: A solicitação de alteração de datas, é permitida uma única vez.
Política de exceção: o cancelamento poderá ser feito a qualquer momento em comum acordo entre anfitrião e hóspede, será cobrada apenas a taxa Holmy.
Cancelamento realizado pelo Anfitrião:
- Poderá ser cobrada multa de 50%, que será debitada do valor da próxima reserva vigente do anfitrião. Inclui-se penalização em avaliações.
- O hóspede recebe o reembolso integral. Neste caso, inclui-se o reembolso da taxa Holmy.
Política de exceção: o cancelamento poderá ser feito a qualquer momento em comum acordo entre anfitrião e hóspede e será cobrada apenas, a taxa Holmy.
EM TEMPO: Cancelamento realizado pela Holmy:
- Caso o pedido de reserva seja feito através de informações consideradas insuficientes, erradas ou fraudulentas, a Holmy se dá ao direito de cancelar a reserva sem aviso prévio. O sistema de segurança Holmy avalia os dados pessoais dos hóspedes em conjunto com os fornecidos pelas empresas de cartão de crédito sendo capaz de detectar fraudes. Essa medida tem o objetivo de manter a Holmy uma plataforma segura para todos os envolvidos. Hóspede e anfitrião serão notificados do cancelamento e nenhuma taxa será cobrada.
*Ao fazer uma reserva na Holmy você concorda com os Termos & Condições do site.
A política de cancelamento de serviços extras segue de acordo com a política de cancelamento da estadia vigente no anúncio contratado através da Holmy.
Em caso de eventualidades e necessidades de cancelamento, o valor poderá ser ressarcido de três maneiras:
- O valor do serviço extra contratado poderá ser reembolsado integralmente quando a solicitação de cancelamento for efetuada dentro do prazo da política de cancelamento do anúncio vigente na data da reserva, com exceção da taxa Holmy.
- Caso a reserva seja cancelada após as datas disponíveis para o cancelamento e antes da data de check-in na propriedade, o valor da contratação será reembolsado, mas será cobrado 50% do valor do serviço extra + taxa Holmy.
- Para cancelamentos solicitados após a data do check-in da reserva, a Holmy isenta-se do reembolso e este deverá ser tratado e negociado diretamente com o anfitrião.
A possibilidade de alterações de datas se dá de acordo com a política de cancelamento vigente da reserva – não sendo permitido, porém, propor a mudança de datas num período menor que 15 dias antes da viagem.
Já a alteração de casa reservada não é possível dentro da plataforma – é necessário cancelar sua reserva, se possível, e efetuar uma nova para a outra propriedade em questão.
Após a solicitação do estorno que precisa ser efetuada pelo hóspede que concluiu a reserva através do suporte Holmy, a solicitação é enviada à operadora do cartão do cliente, que é o responsável pela devolução do saldo no cartão do mesmo. Assim, o cliente pode receber esse valor de 3 formas de acordo com a operadora/banco emissor:
- O banco estorna o valor total da transação na fatura seguinte à solicitação do estorno; liberando o limite do cartão do cliente e cobrando o restante das parcelas normalmente.
- O banco cobra todas as parcelas e faz um estorno total apenas na última fatura da cobrança.
- O banco faz a cobrança e o estorno da parcela na mesma fatura. Em casos de estorno parcial, o banco pode dividir o valor do estorno pelo restante das transações (nesse caso é cobrada uma parcela original e devolvida uma parcela de estorno na mesma fatura).
Temos três políticas de cancelamento vigentes na Holmy: rigorosa (sem cancelamento), moderada (cancelamento até 30 dias antes do check-in) e flexível (cancelamento até 15 dias antes do check-in).
Cada anfitrião pode selecionar a política que preferir a sua propriedade. Ao efetuar uma reserva, o hóspede concorda com essa política e está sujeito aos termos aderidos. Para cancelar sua reserva você pode acessar a página Minhas Reservas, conferir a política de cancelamento da sua viagem e seguir com a descontinuação do aluguel através da solicitação da mesma no Suporte Holmy.
A política de cancelamento de serviços extras segue de acordo com a política vigente no anúncio contratado através da Holmy.
Em caso de eventualidades e necessidades de cancelamento, o valor poderá ser ressarcido de três maneiras:
- O valor do serviço extra contratado poderá ser reembolsado integralmente quando a solicitação de cancelamento for efetuada dentro do prazo da política de cancelamento do anúncio, com exceção da taxa Holmy.
- Caso a reserva seja cancelada após as datas disponíveis para o cancelamento e antes da data de check-in na propriedade, será cobrado 50% do valor do serviço extra + taxa Holmy.
- Para cancelamentos solicitados após a data do check-in da reserva, a Holmy isenta-se do reembolso e este deverá ser tratado e negociado diretamente com o anfitrião.
Após solicitar o estorno, os seguintes cenários podem acontecer (dependendo das operações disponibilizadas pelo seu banco):
1) A devolução do valor da transação na fatura seguinte à solicitação, liberando o limite do cartão e cobrando o restante das parcelas normalmente;
2) O banco cobra todas as parcelas e faz um estorno total apenas na última fatura da cobrança;
3) O banco faz a cobrança e o estorno da parcela na mesma fatura. Em casos de estorno parcial, o banco pode dividir o valor do estorno pelo restante das transações – nesse caso é cobrada uma parcela original e devolvida uma parcela de estorno na mesma fatura.
Porque ao reservar um imóvel Holmy, o hóspede concorda com a política de cancelamento ofertada pelo anfitrião e também descrito nos Termos & Condições Holmy. E, se o cancelamento não for efetuado dentro dos prazos estipulados, o hóspede pode precisar arcar com 50% do valor da reserva + taxa Holmy de 13,8% e após a data de check-in com 100% do valor da estadia.
Segurança
Sim. Para se cadastrar na Holmy é preciso fazer upload de um documento pessoal válido (RG, CNH ou passaporte). Contamos com um sistema operacional de verificação de identidade para evitar fraudes e seguindo a Política de Privacidade de cada usuário.
Assim como os hóspedes, proprietários também precisam fazer upload de documentos de identificação (RG, CNH ou passaporte), além de comprovante de residência do imóvel. Além disso, todas as casas passam por um critério de seleção para ingressar na plataforma levando em conta nossos critérios de seleção.
As transações financeiras dentro da plataforma Holmy são realizadas seguindo criteriosos processos de segurança e privacidade da informação, de acordo com as leis LGPD e com a Política de Privacidade do site.
Utilizamos um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) certificado com o PCI Compliance, também conhecido como PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que é o padrão internacional de segurança da informação mais reconhecido no mercado de pagamentos, com sistema antifraude integrado, oferecendo uma camada extra de proteção em cada transação (nosso sistema faz análises baseadas em dados e padrões do usuário, identificando o perfil de compra atrelado ao cartão e ao portador antes da aprovação).
Sim. Toda a comunicação dentro da plataforma Holmy é criptografada com certificado SSL e feita via HTTPS, sendo que nenhuma informação de cartão de crédito, por exemplo, fica guardada nos nossos bancos de dados. Você pode verificar nossa Política de Privacidade e Política de Cookies para mais detalhes sobre armazenamento de dados.
Serviços e Suporte
A Holmy tem como diferencial a possibilidade de anfitriões disponibilizarem serviços adicionais em seus anúncios. Por exemplo: uma cesta típica de café da manhã, um tour pela região, um passeio de cavalo, hóspedes extras e mais.
Cada anfitrião pode acrescentar a experiência com descrição, fotos e valor no anúncio e, ao reservar uma propriedade, o hóspede pode também reservar o serviço extra e efetuar o pagamento junto com o total da reserva. A taxa Holmy de 13,8% também é adicionada ao total das experiências.
Pode e deve. É através dessas avaliações que os imóveis Holmy seguem melhorando e ofertando serviços cada vez mais profissionais aos hóspedes. É muito importante que, ao final da sua viagem, você faça uma review da estadia para uma plataforma cada dia melhor.
Sim, a Holmy se diferencia pelo atendimento personalizado para anfitriões e hóspedes. Conectando ambos, a Holmy tem equipe disponível para mediar qualquer problema que surgir na reserva. Nosso chat está aberto de segunda à sábado das 9h às 18h.
Sim. Nossos profissionais estão disponíveis para ajudar anfitriões e hóspedes todos os dias de segunda a sábado em horário comercial através do email [email protected], do WhatsApp +55 11 91250-9627 ou através do Concierge Holmy no chat. Certas demandas podem exigir mais tempo para resolução, mas garantimos assistência cuidadosa durante o processo.